top of page

A luta pelo fim da escala 6x1 e a Universidade

  • CeUPES Ísis Dias de Oliveira
  • 20 de fev.
  • 2 min de leitura

Bandeira do CeUPES "Ciências Sociais Antifascista" em um ato com muitas pessoas na Paulista
CeUPES em ato contra a escala 6x1

Desde dezembro, tramita no Congresso Nacional a PEC protocolada pela Deputada Erika Hilton pelo fim da escala 6x1 - 6 dias de trabalho e um dia de descanso -, estabelecendo o teto de 36h semanais de trabalho em escala 4x3 - 4 dias de trabalho e 4 dias de descanso. A luta pelo fim da escala 6x1, além de econômica, diz respeito à luta por uma vida digna, onde os trabalhadores tenham tempo para estudar, estar com suas famílias, cuidar da saúde e, principalmente, viver!


No último domingo, dia 16, diversas capitais e municípios brasileiros foram palco de manifestações massivas pelo fim da escala 6x1, marcando o 3° dia de mobilizações nacionais e sendo fundamental para questioná-la nacionalmente e expressar a pressão popular pelo direito ao descanso e a redução da jornada sem redução salarial.


Imagem do bloco do ato contra a escala 6x1, com pessoas organizadas em fileiras, e bandeiras de partidos e da palestina
Ato contra a escala 6x1 de 16/02/2025

Dentro da Universidade, é preciso que os estudantes se organizem para se mobilizarem pela pauta, de forma que o Movimento Estudantil assuma verdadeiramente seu papel enquanto braço auxiliar da classe trabalhadora. A luta pela redução da jornada de trabalho é uma luta da nossa classe que perpassa diversas outras lutas dentro e fora da Universidade por condições dignas de trabalho, como por uma nova lei de Estágio que reconheça seus direitos trabalhistas ou por políticas de permanência que garantam que es estudantes não sejam forçados a evadirem da Universidade para trabalharem precariamente.


Assim, é nosso dever organizar a luta pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais em escala 4x3, não apenas aguardando o andamento da PEC pelas vias institucionais,  mas trazendo a luta e fazendo sua disputa política em todos os locais em que estamos,  nos sindicatos, nas universidades e nas ruas!

 

TRABALHA MENOS E VIVE MAIS

4X3, 30 HORAS SEMANAIS!


Comments


bottom of page